Servidores aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), que não realizaram o Censo Previdenciário em 2023, estão sujeitos à suspensão do pagamento do benefício.

 

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, neste sábado, dia 13 de janeiro, a relação de 27.648 nomes de inativos ou afastados preliminarmente do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e 3.719 pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) que não realizaram o Censo Previdenciário e estão sujeitos à suspensão do pagamento do benefício. Clique aqui para ver a lista dos beneficiários que não realizaram o Censo.

O Censo é obrigatório para pensionistas, servidores aposentados e ativos. Todos deverão preencher o formulário que está disponível na modalidade on-line, via plataforma digital nos sites do Ipsemg, do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária – Coprev, ou, ainda, no caso dos servidores ativos e aposentados, no Portal do Servidor. Clique aqui para fazer o Censo

O Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-MG) é um procedimento obrigatório para a atualização da base de dados cadastrais, funcionais e financeiras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Como regularizar a situação cadastral do Censo Previdenciário:

  1. Acesse o site do Censo Previdenciário. O link está disponível no site do Ipsemg - www.ipsemg.mg.gov.br
  2. Faça o login no sistema, que pode ser realizado por meio de CPF e senha utilizada nos sistemas corporativos do Governo, como por exemplo o Sistema Eletrônico de Informaçãoes - SEI e Portal do Servidor. Há, ainda, a possibilidade de acessar utilizando as credenciais do Portal Gov.br.
  3. Valide as informações solicitadas.
  4. Responda o questionário.
  5. Ao final do procedimento, verifique o e-mail de confirmação da realização do Censo.
  6. O Censo Previdenciário também pode ser realizado presencialmente em uma das Unidades Regionais do Ipsemg.

Suspenção do benefício

O sistema do Censo estará disponível até o dia 14 de fevereiro. Após esta data, será divulgado novo edital com a relação dos nomes que não atenderam à exigência e terão, efetivamente, seus benefícios suspensos.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 130 - Centro

Januária - MG / CEP 39480-000