O Programa Jovem Senador tem o objetivo de fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, assim como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Os jovens senadores e jovens senadoras serão selecionados por meio de concurso de redação com o tema: “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”.
Podem participar do Programa estudantes de ensino médio de escolas públicas e gratuitas, da rede estadual de ensino em todas as suas modalidades, que atendam às seguintes condições:
- Estar regularmente matriculado em um dos anos escolares do ensino médio e frequentando a escola, no momento da inscrição;
- Ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025;
- Ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 18 a 22 de agosto de 2025, em Brasília-DF.
A inscrição é realizada pelo envio da redação representante da escola para a respectiva SREs até o dia 30 de abril de 2025. A escola deve realizar o concurso de redação em sala de aula e escolher a melhor redação que a representará na seleção estadual, observando os critérios de seleção estabelecidos no Anexo I do Regulamento do Programa <senado.leg.br/jovemsenador>.
ATENÇÃO: A escola deve enviar ainda por escrito a folha física oficial de redação, juntamente com a ficha de inscrição do (a) estudante, devidamente preenchida, para a SRE de Januária. Até o dia 30/04/2025 deve ser entregue no protocolo da regional.
Na SRE de Januária-MG uma comissão avaliadora composta por “Marilene Lisboa Xavier e Aletícia Alves Meira” – ambas da equipe pedagógica - selecionará a melhor redação que será enviada a SEE até 16/05/2025.
A correção e a seleção das redações pela SRE e SEE deverão observar os critérios de avaliação dispostos no Anexo 1 do Regulamento do Programa.
O evento de anúncio do (a) vencedor (a) deverá ser realizado, obrigatoriamente, até o dia 27 de junho de 2025.
Observação: A comunicação do nome do (a) vencedor (a) será feita pelo Senado Federal à Secretaria de Educação e à escola. O sigilo das redações selecionadas nos estados e Distrito Federal e de seus respectivos autores e autoras deverá ser mantido até a divulgação do resultado oficial feita pelo Senado Federal.
Para mais informações procure o (a) Diretor (a) ou o (a) Analista Educacional de sua escola.
Boa Sorte a todos!