A Superintendência Regional de Ensino de Januária participou nesta semana, junto a Secretaria de Estado de Educação, em Belo Horizonte, do evento que reuniu os superintendentes regionais de ensino, diretores e coordenadores de inspeção, em seminário que discutiu os indicadores educacionais e as metas a serem alcançadas pelas escolas da rede estadual.
O evento foi organizado pela Superintendência de Avaliação Educacional (SAE) e Superintendência de Políticas Pedagógicas (SPP), com apoio do Instituto Unibanco, e contou com as presenças do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e a secretária adjunta, Geniana Guimarães Faria.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Seminário fortaleceu o compromisso com as metas do IDEB Minas, índice que funciona como um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.